Carta ao meu rico Santo Antoninho

13 junho 2013
Querido Santo António,

Ontem foi dia de festejos e folia. Comemos bifanas com sabor a sardinha até rebentar, bebemos sangria manhosa até cair para o lado e bailhámos muito ao som do "Cheira bem, cheira a Lisboa".
Ao contrário dos outros anos e do que manda a lei, não levaste moedinha*. Estamos em crise, o FMI anda a rondar e o governo manda apertar o cinto começando pelo corte nos salários. Considerando que o teu desempenho tem deixado bastante a desejar nos últimos tempos, achei por bem relembrar-te que para se receber pilim é preciso dar no duro. Fazer o mínimo e indispensável para que não se perca o estatuto, nos tempos que correm não é suficiente. Fazer onze casamentos num ano, qualquer santo de beira de esquina é capaz de fazer (basta dar um empurrãozinho à Câmara Municipal de Lisboa) e com a taxa de desemprego que por aí anda, o que não faltam são santos dispostos a ocupar o teu lugar em troca da moedinha habitual e de um serviço como manda o figurino. Sei que possuis o estatuto de Santo há já alguns anos e que com o passar do tempo cada vez é mais dificil exigir de ti o que quer que seja. És mais ou menos como aqueles funcionários públicos que já estão no seu posto há décadas. E que por mais antipáticos que sejam, ou que por mais papel que se acumule e que por menos que façam para cumprir as funções para as quais são pagos, não há maneira de os tirar dali porque já fazem parte da mobília.
Para além do desleixo nas tuas funções, tens andado a perturbar colegas de departamentos adjacentes ao teu. Constou-me que andas a ocupar grande parte do teu tempo a fazer pausas para cafézinhos com o Sr. Cupido. Já a minha mãezinha dizia que excesso de cafeína faz mal à saúde. Ultimamente, o Cupido tem apresentado muito pouca eficiência no seu trabalho devido a uma tremura de mãos na altura de usar o arco e flecha. Lá está, cafeína a mais. O que, por sua vez, tem provocado um crescente prejuízo na minha sanidade mental. A partir de hoje acabaram-se os cafézinhos com seres alados. Não é um pedido, é uma exigência.
Concentra-te em contribuir para o crescimento português, de preferência com alguma qualidade e a preencher os requisitos mínimos. A conta no psicólogo agradece e as minhas noites de sono também.
Depois disto, espero que repenses a tua atitute nos próximos 12 meses. Vemo-nos em 2014 para novo balanço que, apesar das  muitas más previsões, se espera mais positivo.


Com os melhores cumprimentos,

Assinado
A tipa que te faz a folha se voltas a repetir as façanhas dos últimos tempos.




* na noite de santo antónio, uma das muitas tradições ligadas ao santo casamenteiro passa por "pedir" um noivo, atirando uma moeda para cima da estátua que está localizada junto à Sé de Lisboa. 

0 comentários: